segunda-feira, 12 de março de 2012

Mais de 60 livros, manuais e cartilhas sobre cultura digital, mídias e educação disponíveis on-line

Você conhece outros? Indique nos comentários -- principalmente se os trabalhos tiverem relação com a educação.

7 comentários:

  1. Um post como este é um presente vindo do futuro para o presente. Obrigado. Gostaríamos de saber qual é sua opinião sobre as alternativas que as novas tecnologias trazem para o universo da educação. Especificamente no que diz respeito ao tema da desterritorialização dos conteúdos e sua relação com a desescolarização como alternativa ao anacrônico paradigma escolar. No nosso blog: http://www.desescolariza.blogspot.com trabalhamos bastante sobre a relação entre novas mídias e desescolarização e indicamos uma série de links para unschoolers encontrarem fontes de consulta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edilberto e Tatiana,

      Muito interessante o blog de vocês. Desculpe a demora para responder, mas é que eu estava esperando a publicação de uma postagem que estava programada, que fala justamente sobre Ivan Ilich.

      De certo modo, minha opinião está um pouco lá: a desescolarização é um tema complexo e difícil (em termos teóricos e práticos), no entanto, a questão de aprender com os outros, de uma maneira menos institucionalidade, a partir da rede, torna-se hoje uma possibilidade muito interessante.

      Um abraço,

      Richard Romancini (editor)

      Excluir
    2. Isaias Pessoa da Silva28 de março de 2012 13:29

      Meu nome é Isaías pessoa e estou inteiramente agradecido por disponibilizarem um conteúdo tão rico e maravilhoso para nós de maneira totalmente gratuita. Para os que querem viver um futuro presente é fundamental e para aqueles que amam a educação em forma de tecnologia não tem como não se encantar de cara.

      Adorei o material e toda equipe está de parabéns

      Excluir
  2. sylvia porto alegre24 de março de 2012 10:59

    Sylvia Porto Alegre está lançando em edição digital o livro Maos de Mestre: itinerários da arte e da tradição".Trata das questões da tradição e do popular fugindo do viés folclorista e
    fazendo com que esses estudos entrassem em outros parâmetros.
    Este livro foi muito importante para os que trabalham com arte-educação, artesanato e cultura popular.Pode ser "baixado" sem custos no link da Clínica Literária:http://www.clinicaliteraria.com.br/2010/maos-de-mestre-do-cemiterio-ao-necroterio-a-vida

    ResponderExcluir
  3. O Cenpec produziu e disponibiliza a Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital, composta por 5 fascículos. Quatro fascículos já estão disponíveis em Creative Commons para download. O link para o material é http://cenpec.org.br/TIC-e-Educacao
    Abs,
    Adriana Vieira - adriana@cenpec.org.br

    ResponderExcluir
  4. Excelente material. Se permitem estou disponibilizando alguns desses livros em meu blog(www.josivaniafreitas.blogspot.com),pois muitos indicados eu já os tinha de outros sites. Indico alguns materiais na área, já que sou pesquisadora na linha tecnologia na educação, vejam no blog que tenho disponível outros livros em minhas páginas assim como, filmes em todos os níveis de ensino. Fiquem a vontade para utilizar.
    Ciberabraços.
    Josi.

    ResponderExcluir
  5. Gente, que postagem excelente!
    Parabéns.
    Abcs

    ResponderExcluir